Curiosidade : Coldplay e Joe Satriani (Viva la VidaxIf I Could Fly)

"Coldplay"
Boa noite leitores do blog ! Assim como a primeira curiosidade que a gente falou sobre a semelhança entre a  música do Mr Catra e a do Biquini Cavadão ( Confira AQUI ), comentaremos acerca de um conflito que cercou a banda Coldplay e o guitarrista Joe Satriani.

Como é de praxe, começaremos com uma breve introdução sobre a banda e o músico, falando das particularidades de cada um, assim podendo complementar sobre o 'possível' plágio que aconteceu.

"Chris Martin"
Coldplay é uma banda de rock inglesa formada em 1996, por Chris Martin, atual vocalista principal do grupo. Formada atualmente por Chris Martin (Vocal Principal/Piano/Guitarra), Will Champion (Bateria/Backing Vocal), Jonny Buckland (Guitarra/Backing Vocal), Guy Berryman (Baixo/Backing Vocal), a banda atualmente possui 5 albuns em estúdio, e ficou conhecida mundialmente pelo single "Yellow".

Ganhando inúmeros prêmios como "Melhor Grupo Britânico" (Brit Awards, 2012) e "Melhor Grupo Internacional" (Echo Awards, 2006), eles conseguiram emplacar vários singles nas paradas, como "Viva la Vida", o primeiro single número 1 na Billboard, que ecoou fortemente aqui no Brasil, creio que sendo a música mais tocada em formaturas no lançamento.

"Joe Satriani"

Joe Satriani (Joe Joseph Satriani) é um Americano, tido como um dos grande guitarristas da época. Trabalhando como Professor de Guitarra, alguns de seus alunos obtiveram muito sucesso, como : Steve Vai, Andy Timmons e Rick Hunolt, assim como muitos outros.

Fundador de um Tour de muita qualidade e sucesso, o "Tour G3", que compõe sempre Joe Satriani + 2 Guitarristas de qualidade, além de uma banda auxiliar, Satriani também trabalhou com Mick Jagger em 1998 e com a banda Deep Purple em 1994.

Satriani já alcançou bastante sucesso, e inclusive muitas de suas músicas já foram parar em Jogos e Franquias, como Gran Turismo 4 e Power Rangers.


Bem, o caso já foi resolvido faz um bom tempo, Satriani e Coldplay aparentemente chegaram a algum acordo, conversaram e se resolveram pacificamente, assim como o processo não foi para frente.

Mas, sempre é interessante imaginar : "Será que foi mesmo plágio ?"

Vou postar aqui as duas músicas, e um Mix, que coloca uma por cima da outra logo a seguir, para que voces leitores, possam também analisar e chegar a uma conclusão própria.

COLDLPAY - VIVA LA VIDA


JOE SATRIANI - IF I COULD FLY


MIX - IF I COULD FLY x VIVA LA VIDA


Podemos notar claramente a semelhança aqui, mas em minha opinião este tipo de coisa é comum no munda da música, principalmente o que mais beira o pop.

Apesar de serem arranjos (compasso, acordes) extremamente similares, o resultado não é o mesmo, e diversas particularidades mostram que isso pode ter sido apenas uma inspiração, ou até mesmo uso de apenas um riff.

Mas, o músico tem todo o direito de se chatear se achar que foi plageado sem ao menos a menor declaração, e foi o que aconteceu com Satriani. 

Ainda bem que tudo foi resolvido, já que particularmente adoro Joe Satriani, seu Tour (G3), e até que gosto do som feito por Coldplay, que foge um pouco do que andamos vendo neste estilo de música.

Acompanhem !

0 Discografias:

Postar um comentário